Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

sábado, 1 de setembro de 2012

Lição 10 - Vida da igreja (1Ts 5:12-28)


Casa Publicadora Brasileira – Lição 1032012 



Sábado à tarde                           Ano Bíblico: Ez 14–17


VERSO PARA MEMORIZAR: “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1Ts 5:20, 21).

Leituras da semana: 1Ts 5:12-28; Mt 5:43-48; Gl 5:22; Fp 4:4; Jo 15:4-6

Pensamento-chave: Paulo deu aos tessalonicenses, tanto líderes quanto membros leigos, conselhos muito práticos e também espirituais sobre a maneira de se relacionar uns com os outros.

Paulo conclui sua primeira carta aos Tessalonicenses com dezessete admoestações (1Ts 5:12-22),
seguidas por uma oração de encerramento (1Ts 5:23-27). A lição desta semana começa com três advertências sobre a atitude dos membros da igreja local para com seus líderes (1Ts 5:12, 13). Essas advertências são seguidas por seis imperativos sobre o modo pelo qual os líderes da igreja devem se comportar para com seu povo.

Oito admoestações breves seguem nos próximos sete versos (1Ts 5:16-22). Elas podem ser organizadas em dois grupos: três conselhos sobre uma atitude cristã positiva (1Ts 5:16-18) e cinco a respeito da maneira de se relacionar com a nova luz na forma de profecias (1Ts 5:19-22).

Na oração de conclusão, Paulo resume o tema principal da carta: que os crentes em Tessalônica e em outros lugares continuassem crescendo em santidade até a segunda vinda de Jesus. Em outras palavras, eles deviam viver cada dia em preparação para a vinda do Senhor. Em certo sentido, o que poderia ser mais “verdade presente” do que essa mensagem?

Domingo                                      Ano Bíblico: Ez 18–20


Resposta ao ministério (1Ts 5:12, 13)


Os dois versos no centro da lição de hoje seguem a admoestação de encerramento da lição da semana passada: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente” (1Ts 5:11). Essa obra ocorre na igreja local, no processo de orientação e discipulado. A lição de hoje se concentra no modo pelo qual os discípulos devem responder aos esforços de seus líderes e mestres.

1. Leia 1 Tessalonicenses 5:12, 13. Qual é a lição básica de Paulo e como devemos aplicá-la à nossa vida? De que forma podemos apoiar, amar e trabalhar melhor com os “que [nos] presidem no Senhor”?


A estrutura do grego do verso 12 indica que as três expressões na segunda metade se referem ao mesmo grupo, os líderes da igreja de Tessalônica. Paulo exorta os membros da igreja a “reconhecer” esses líderes, o que significava notar, respeitar ou acatar com apreço. A implicação é que, talvez, alguns na igreja não respeitassem as autoridades.

A palavra admoestar tem a conotação de instruir, advertir ou mesmo “ensinar uma lição de forma enérgica”. Paulo reconhece que os líderes da igreja sempre necessitarão exercitar o “amor severo”. Esse tipo de liderança nem sempre é bem-vinda. No entanto, no verso 13, ele segue pedindo que os membros estimem seus líderes de modo elevado, por causa das questões difíceis com as quais eles têm que lidar. Paulo deseja que todos os membros da igreja estejam em paz uns com os outros.

A linguagem desses versos reflete estratégias antigas para lidar com as pessoas. Os líderes influentes dos dias de Paulo sabiam que lidar com pessoas é um trabalho delicado. Eles encorajavam os líderes a diagnosticar cuidadosamente a condição de seus seguidores, ter sensibilidade para perceber se o seguidor estava aberto à correção, escolher o momento certo e aplicar o remédio adequado. Acima de tudo, os líderes deviam examinar a si mesmos antes de tentar corrigir os outros. Paulo adiciona elementos a esse sistema. Para o cristão, Deus é o modelo de liderança, e o objetivo da liderança da igreja é que a vida dos membros honre a Deus.

Em algumas culturas, há uma tendência de desconfiar e desafiar a liderança; em outras, de se submeter cegamente. Como a atitude da cultura em relação às autoridades tem afetado sua igreja?

Segunda                                       Ano Bíblico: Ez 21–23


Ministério de apoio (1Ts 5:14, 15)


Nos versos 12 e 13, Paulo abordou maneiras pelas quais os membros da igreja devem tratar seus líderes. No texto de hoje (1Ts 5:14, 15), ele volta a atenção aos líderes da igreja e como eles devem tratar as pessoas sob seu cuidado.

2. Que advertência Paulo deu aos líderes sobre a maneira de tratar os membros da igreja? Considere os princípios do texto. Como podemos aplicá-los ao nosso ministério na igreja? Como devemos praticá-los no trabalho, em casa e no lazer? 1Ts 5:14, 15; Mt 5:43-48

Paulo encoraja os líderes de Tessalônica a que admoestem “os insubmissos” (1Ts 5:14). Os insubordinados eram membros que se recusavam a sustentar a si mesmos. Por causa de sua atitude, era difícil lidar com eles. Essas pessoas deviam ser confrontadas.

Em contraste com isso, Paulo instrui os líderes da seguinte maneira: “Consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos” (1Ts 5:14).

Os “desanimados” são pessoas que têm pouca autoconfiança ou senso de valor. Estão ansiosas e preocupadas com muitas coisas. Essas pessoas são importantes para Deus. Por isso, os líderes devem incentivá-las.

Os “fracos” são os que têm limitações morais e espirituais. São ingênuos, facilmente desencorajados por dificuldades e têm medo do desconhecido. Seu coração pode estar no lugar certo, mas lhes falta conhecimento e estão perturbados pelo passado. Precisam de ajuda para sobreviver.

Paulo orienta os líderes da igreja a ser pacientes com todos. Enquanto os três primeiros conselhos do verso 14 são ajustados para atender diversas condições, a paciência é sempre apropriada para o cuidado pastoral.

No verso 15, Paulo provavelmente ainda tivesse em mente os líderes. Sempre que aqueles que cuidam são atacados pelos que não apreciam suas admoestações, eles podem ser tentados a retaliar. Mas quando os líderes revidam, demonstram que sua liderança não é motivada pelo espírito de Cristo. Fundamental para a liderança saudável na igreja é ter em mente o bem dos outros.

Os versos 12-15 presumem que haja mestres e discípulos na igreja e é importante haver muito respeito e paciência nesses relacionamentos. Mas não devemos esquecer 1 Tessalonicenses 5:11 (“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente”). Muitas vezes, o cuidado pastoral deve ser recíproco. Há momentos em que os mestres precisam ser orientados.

Terça                                           Ano Bíblico: Ez 24–26


Atitudes cristãs positivas (1Ts 5:16-18)


De acordo com 1 Tessalonicenses 5:12-15, os cristãos precisam aprender a aceitar e a oferecer a crítica construtiva. Isso pode acontecer apenas no contexto do relacionamento. A conclusão é de que cada cristão precisa ser responsável perante os outros e deve estar disposto a considerá-los responsáveis. Uma igreja que ora cresce em admoestação e encorajamento.

3. Que três coisas Paulo considerava ser a vontade de Deus para cada crente? Por que cada uma delas é tão importante? 1Ts 5:16-18; Gl 5:22; Fp 4:4


Glenn Coon, um querido pregador adventista, gostava de dizer que, na Bíblia há muito mais ordens de se alegrar do que de guardar o sábado. No entanto, raramente damos à alegria a ênfase que ela merece. Uma vida alegre é um dos frutos do Espírito (Gl 5:22; Fp 4:4). E a alegria cheia do espírito é possível mesmo no sofrimento (1Ts 1:6).

Paulo certamente foi um modelo do que significa orar sem cessar. Como já vimos, a primeira carta aos Tessalonicenses está impregnada de oração. Paulo convidou os leitores dessa carta a seguir seu exemplo.

Gratidão é outra atitude cristã positiva que Paulo demonstrou (1Ts 1:2; 2Ts 1:3). Na raiz da depravação pagã estava a falta de gratidão a Deus (Rm 1:21). De acordo com Thomas Erskine, “No Novo Testamento, religião é graça e ética é gratidão” (Citado em F. F. Bruce, Paul: Apostle of the Heart Set Free [Paulo: Apóstolo do Coração Libertado]; United Kingdom, The Paternoster Press, 1977, p. 19). É interessante notar que as palavras gregas para “alegrar-se” e “ser grato” têm a mesma raiz básica. A chave para a alegria piedosa é um espírito contínuo de gratidão a Deus.

Abra seus olhos. Os dons de Deus estão todos à nossa volta. Nós apenas nos esquecemos de Lhe agradecer por eles, muitas vezes porque estamos muito concentrados nas provações e lutas da vida. Se cultivássemos cada vez mais a atitude de gratidão a Deus, nossa caminhada com Ele seria muito mais íntima e nossa vida, cheia de alegria.

Faça uma lista de dez coisas pelas quais você é grato. Seja bem específico. Em seguida, faça de cada item o motivo de uma breve oração a Deus. Observe as mudanças que ocorrerão em toda a sua atitude e perspectiva. Essa prática pode mostrar a você a importância da gratidão em nossa experiência com Deus.

Quarta                                         Ano Bíblico: Ez 27–29


Conhecendo a “nova luz” (1Ts 5:19-22)


4. “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal” (1Ts 5:19-22). Como essas palavras podem ser aplicadas em nossa experiência? Que “forma de mal” devemos, na nossa realidade, nos esforçar muito para evitar? (1Ts 5:19-22). Como essas palavras podem ser aplicadas à nossa experiência?


Em 1 Tessalonicenses 5:12-15, Paulo estava advertindo a igreja. Nos versos 19-22, ele apresenta outra forma de admoestação: o dom de profecia. As duas expressões negativas com as quais ele começou essa seção são contínuas na ênfase: “Pare de apagar o Espírito” e “pare de desprezar as profecias” (1Ts 5:19, 20, tradução do autor). Ele estava basicamente dizendo aos tessalonicenses que deixassem de fazer algo que estavam fazendo constantemente.

Embora não saibamos qual problema específico Paulo estava abordando, parece que ele estava exortando os cristãos a ser abertos a mais luz e, ao mesmo tempo, estava dizendo para testá-la, para se certificar de que era realmente luz (2Co 11:14).

Existem várias maneiras de enfraquecer o dom de profecia. Uma delas é “apagar o Espírito”. Fazemos isso quando ignoramos ou resistimos à obra de um profeta verdadeiro. Mesmo dentro de nossas fileiras, considere toda a oposição ao dom profético que recebemos na vida e no ministério de Ellen White.

Uma segunda maneira de enfraquecer o dom de profecia é aceitar o que é dito, mas interpretá-la ou aplicá-la de modo equivocado. Podemos lidar com uma mensagem profética tendo a mente aberta, mas aplicar o que é dito de forma inadequada à situação imediata. Precisamos ter muito cuidado com isso. Recebemos um dom maravilhoso e não queremos debilitá-lo pelo uso errado.

Uma terceira maneira de enfraquecer o dom de profecia é dar autoridade profética a pessoas ou escritos que não receberam o dom de Deus. A igreja deve estar continuamente vigilante, pondo à prova todas as coisas para ver se a mensagem profética está edificando a igreja.

Qual tem sido a influência do ministério profético de Ellen White em sua vida? Comente sua resposta com a classe.

Quinta                                          Ano Bíblico: Ez 30–32


Santidade no tempo do fim (1Ts 5:23-28)


5. O que significa ser santificados “em tudo” e ser “conservados íntegros e irrepreensíveis” na vinda do Senhor? Não deveríamos estar nessa condição agora mesmo? 1Ts 5:23, 24


No texto de hoje, Paulo volta à linguagem da oração. Seu estilo é semelhante ao de 1 Tessalonicenses 3:11-13. Seu tema principal também é semelhante: estar irrepreensível em santidade na segunda vinda de Jesus. Paulo faz aqui uma transição do que os tessalonicenses deviam fazer (1Ts 5:12-22) para o que Deus faz em nós (santidade) e por nós (a segunda vinda de Cristo).

Muitas vezes, os cristãos têm discordado a respeito do que exatamente esse texto revela sobre a natureza dos seres humanos e do tipo de caráter que eles podem esperar ter quando Jesus voltar. Em nosso breve encontro com essa passagem, focalizaremos o que pode ser dito claramente com base no texto.

Paulo está dizendo que Deus alcança a pessoa inteira do crente. Cada parte da vida do cristão deve ser afetada pela santificação à medida que se aproxima a vinda de Jesus. Ao falar de “espírito, alma e corpo”, Paulo não está tentando ser científico e preciso acerca das várias camadas da pessoa humana (no pensamento bíblico, mente e corpo são um todo unificado, não partes que existem separadamente). Ao contrário, ele está expressando que cada parte de nossa mente e do corpo deve ser submetida a Deus. O Senhor deve ter o controle total de nossos pensamentos, sentimentos e ações.

A oração de Paulo se estende do tempo presente até a segunda vinda de Cristo. Os crentes devem ser conservados ou mantidos irrepreensíveis até a vinda do Senhor. Paulo está orando para que a plenitude de sua dedicação a Deus seja mantida até o fim. De acordo com essa carta, os tessalonicenses estavam longe da perfeição, mas o que eles já haviam alcançado valia a pena preservar até a volta de Jesus. Entre outras coisas, Paulo está orando para que eles continuem crescendo na graça por meio de um relacionamento com Jesus (leia também Jo 15:4-6).

De que forma você pode e deve se preparar a cada dia para a vinda do Senhor?

Sexta                                           Ano Bíblico: Ez 33–35


Estudo adicional


Requer-se muita paciência e espiritualidade para introduzir a religião bíblica na vida familiar e profissional, suportar a tensão dos negócios do mundo e ainda conservar os olhos voltados unicamente para a glória de Deus. Aí é que Jesus era um auxiliador. Nunca estava tão cheio de cuidados do mundo que não tivesse tempo para pensar nas coisas de cima. Expressava frequentemente o contentamento do coração, cantando salmos e hinos celestiais. Muitas vezes os moradores de Nazaré ouviam Sua voz se erguer em louvor e ações de graças a Deus. Por meio de cânticos entretinha comunhão com o Céu e, quando os companheiros se queixavam da fadiga do trabalho, eram animados pela doce melodia de Seus lábios. Parecia que Seu louvor bania os anjos maus e, como incenso, enchia de fragrância o lugar em que Se achava. A mente dos ouvintes era afastada de seu terreno exílio, para o lar celestial” (O Desejado de Todas as Nações, p. 73).

“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às ideias e sentimentos de descontentamento – dever tão grande como é orar” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 251).

Perguntas para reflexão
1. Em sua opinião, qual tem sido a influência de Ellen White sobre a igreja como um todo? Como o ministério dela tem influenciado sua vida?
2. Como a atitude da nossa cultura em relação às autoridades afeta nossa atitude para com a autoridade na igreja? Nossa cultura nos incentiva a desrespeitar as autoridades ou a demonstrar elevado respeito para com elas?
3. Como sua igreja pode fazer um trabalho melhor de orientação aos novos crentes no crescimento do caráter?

Resumo: No texto da semana, Paulo focalizou especialmente a qualidade espiritual da vida da igreja. Os cristãos devem orientar uns aos outros e ser alegres e agradecidos. Eles também devem estar abertos a novas verdades, principalmente a verdade profética, mas devem ser cuidadosos em sua avaliação das novas ideias. Acima de tudo, Paulo nos chama a uma completa submissão a Deus em todas as áreas da vida pessoal e a manter o pensamento na vinda de Jesus.

Respostas sugestivas: 1:Devemos acatar e apreciar nossos líderes, atentando para suas exortações, seguindo suas orientações e demonstrando espírito de gratidão e cooperação. 2: Os líderes devem admoestar os insubmissos, consolar os desanimados, amparar os fracos, ser pacientes e promover o perdão e o bem entre os irmãos; devem tratar a todos com amor, mesmo os injustos. 3: Alegria, oração e gratidão; são importantes porque demonstram a ação do Espírito Santo na vida e indica submissão aos mandamentos divinos. 4: Abrindo o coração para a influência e ensinamento do Espírito Santo na obra dos profetas, tendo o cuidado de verificar se as profecias são verdadeiras; evitando o mal, na forma de falsas profecias, conduta impura e atitude desordenada; devemos viver em santidade. 5: A cada dia e no dia da vinda de Jesus, devemos consagrar toda a nossa vida ao Senhor, espírito, alma e corpo; se aceitarmos o desafio, Deus é fiel para realizá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...