Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Lição com Bruce Cameron

Lição 10 - Inveja
(Gênesis 3; Isaías 14; Tiago 3-4 e I Samuel 18)

Introdução: Você fica pensando no fato de que mulheres jovens e belas ficarão velhas? Que homens bonitos vão perder o cabelo ganhar uma barriga? Que a gravidade vence tudo? Que os ricos deveriam pagar mais impostos? Bem vindo ao mundo dos invejosos e ambiciosos! Um pouco de ambição pode ter bons resultados econômicos - você trabalha diligentemente para comprar coisas. O problema é que tentar se equiparar financeiramente com os que estão à sua volta pode se transformar em um alvo móvel. A cada novo nível da sociedade que você alcança, encontra pessoas que são mais ricas e que tem ainda mais coisas. O trabalho para se equiparar não termina nunca! Qual é a solução? Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que a Bíblia nos ensina a respeito da inveja e como lidar com ela!

I. O Princípio

A. Leia Isaías 14:12. Que tragédia vemos aqui? (Alguém que estava no posto mais alto no céu foi "atirado" para a terra.)

B. Leia Isaías 14:13-14. Qual é a causa para esta tragédia? (Uma atitude: "serei como o Altíssimo")

C. Leia Gênesis 3:1-5. Qual é a tentação apresentada a Eva? (Ela seria "como Deus".)

D. Os versos de Isaías são normalmente interpretados como se referindo a Satanás. A serpente em Gênesis 3 é Satanás. Que tipo de tentação, que tipo de atitude, é comum a ambas as histórias? (Inveja. Ambição)

1. O que deveríamos concluir acerca do pecado da inveja? O pecado da ambição? (Estes são os pecados que deram início a toda a nossa miséria.)

2. Estamos vendo mais do que os pecados de inveja e ambição nessas histórias tristes?

E. Leia Êxodo 20:17. Considere os Dez Mandamentos por um momento. Os Dez Mandamentos poderiam ser resumidos e ainda abranger as mesmas questões?

1. A obediência ao mandamento contra a cobiça elimina a necessidade de mandamentos específicos contra o roubo e o adultério?

2. Que relacionamento existe entre cobiça, egoísmo, inveja e ambição? (Elas são parte de um conjunto de pecados relacionados. A inveja e a ambição surgem da cobiça, do orgulho e do egoísmo.)

F. Vamos rever a situação de Eva. Como você classificaria a vida dela antes do pecado? (Perfeita.)

1. O que isto nos ensina acerca da inveja, da ambição e da cobiça? (Elas não são apenas pecados, são irracionais. Pessoas nas circunstâncias mais maravilhosas podem ser invejosas.)

II. Vida Confusa

A. Leia Tiago 3:14-16. Existe alguma diferença entre ambição e ambição egoísta? (Leia Provérbios 13:4 e I Tessalonicenses 4:11-12.)

1. Voltando a Tiago 3:14-16, como a "confusão" é o resultado da inveja? (Você quer tomar o que não é teu.)

2. O que você acha que significa "se gloriar" da ambição egoísta?

3. O que significa "negar a verdade", no que se refere à inveja?

a. Alguma destas coisas (vanglória ou negação, no que se refere à inveja) é um problema na tua vida?

B. Leia Tiago 3:17. O que caracteriza aqueles que não são invejosos? (Eles têm paz e demonstram misericórdia. )

C. Leia Tiago 4:1-3. Faça a você mesmo(a) a pergunta que Tiago faz. A tua resposta é a mesma que ele sugere?

1. O que podemos dizer acerca dos resultados da inveja e da ambição? (Que, se nos envolvemos nestes pecados, não temos paz.)

2. Leia Provérbios 14:30. Como esta falta de paz tem um impacto sobre a nossa saúde? (A inveja nos deixa doentes.)

D. Leia Tiago 4:4-5. Por que Tiago está nos chamando de "adúlteros"? (Nós escolhemos o mundo em vez de Deus.)

1. Como este adultério é maior do que escolher um cônjuge em vez de outro?

2. Por que o verso e se refere a nós como tendo "fortes ciúmes"? Isto tem alguma coisa a ver com adultério? (Nós pertencemos a Deus. Ele não é apenas nosso Criador, mas Deus morreu por nós como nosso Redentor. Como filhos de Deus, temos tudo o que precisamos. Portanto, desejar o mundo é ciúmes {das coisas do mundo}.)

E. Leia Tiago 4:6. O que o orgulho tem a ver com a inveja e a ambição?

F. Vamos aplicar estas idéias às nossas vidas. O que te torna invejoso ou ambicioso? (Alguma coisa que você não tem.)

G. O que te preocupa? (A possibilidade de perder algo que você tem.)

1. O medo de perder o teu emprego, teu dinheiro tua aparência, tua juventude é o pecado da inveja ou da ambição? (Geralmente cobiçamos algo porque desejamos que as pessoas tenham uma idéia melhor de nós. Geralmente não queremos perder as coisas que temos porque as pessoas terão uma idéia diminuída de nós.)

a. Você teria mais paz na vida se não se preocupasse com o que os outros pensam de você? (Leia novamente Tiago 4:6. Uma pessoa orgulhosa se preocuparia. Uma pessoa humilde, não. Deus nos diz que nos dará a graça de sermos humildes. Existe uma forte conexão entre o orgulho e os pecados da inveja e da ambição.)

III. Ilustração: Saul e Davi

A. Leia I Samuel 18:2-5. O alto posto de Davi no exército seria motivo para inveja?

1. Quem seria naturalmente invejoso? (Jônatas, não o rei.)

a. Alguém mais? (Outros oficiais do exército, que agora verão que Davi é superior a eles.)

b. Jônatas estava com inveja? (O relato diz que não.)

B. Leia I Samuel 18:6-9. Quem estava com inveja de Davi? (O rei!)

1. Havia alguma verdade na declaração do povo? (Sim! Davi matara Golias (I Samuel 17), não o rei Saul.)

2. Saul é o rei. Existe alguma razão racional para que ele tenha inveja de seu subordinado? O rei deveria ter inveja de um homem que ele mesmo promoveu? (Isto é exatamente o que vimos com Eva e Satanás. Pessoas com situações excelentes se tornam invejosos porque cobiçam mais. O rei Saul está preocupado com a possibilidade de perder a sua posição para Davi. Saul cobiça o cargo que ele já tem - sem dúvida, devido ao seu orgulho.)

C. Leia I Samuel 18:10 e I Samuel 16:14. Como é possível ter um "espírito maligno mandado por Deus"?

1. Leia novamente Tiago 4:5. Este texto também fala do "espírito que ele fez habitar em nós". Como podemos entender isso? (É desnecessário dizer que o Espírito Santo não está nos inspirando a fazer o mal. Mas Deus nos criou com livre arbítrio. Depois do pecado, a nossa inclinação é para o mal (Gênesis 8:21).)

D. Leia I Samuel 18:10-11. O que Saul tem em mente quando tenta "encravar Davi na parede"? (Ele pretende matar Davi.)

1. Este é o resultado natural dos pecados da inveja e da ambição? (Sim. No mínimo, você quer tirar o que a outra pessoa tem. No seu pior, você quer tirar o que a pessoa tem e dar para você mesmo(a)! O rico não deveria estar esmagando o pobre para que possa se tornar mais rico. O pobre não deveria tentar tomar a riqueza do rico. Ambas as coisas constituem pecados de inveja e ambição.)

E. Vamos dar uma "chance" para o rei Saul. Como o rei Saul reagiria a Davi de Saul decidisse que a sua vida estava nas mãos de Deus e que ele faria o que Deus quisesse? (Saul diria, "Meu período como rei terminou, e farei qualquer outra coisa que Deus deseje." Isto exige um coração humilde e confiante. O orgulho teria desaparecido. )

F. Amigo, você gostaria de ter paz na tua vida? Gostaria de abandonar a corrida para ser rico e viver uma vida de contentamento? A chave é pedir ao Espírito Santo que te dê a graça de ser humilde. Se você é verdadeiramente humilde, a cobiça, inveja e ambição serão deixados para trás. Por que não decidir hoje pedir a Deus que melhore a tua atitude e te dê paz?

IV. Próxima Semana: Libertação dos Vícios

Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original.

Rebeca x Laranja - O confronto final


Muito engraçado este vídeo com minha filha. Aqui ela tinha cerca de sete meses.



Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...