Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comentário da Lição 3

                                                                 

(Gênesis 1-3)
Introdução: Uma certa canção do estilo “country”, de Toby Keith, contem um verso que diz: “Eu gostaria que não soubesse agora o que eu não sabia naquele tempo.” Você se sente assim às vezes?  A inocência é melhor do que o conhecimento? O problema com apagarmos o conhecimento é que o relógio do tempo não volta para trás (a menos que você sofra do mal de Alzheimer). Quando você passa a saber, você sabe. Nesta semana estudaremos as vestes da inocência e duas pessoas que desejaram desesperadamente que “não soubessem agora o que não sabiam naquele tempo”. Vamos mergulhar!
I. A Criação dos Seres Humanos
A. Leia Gênesis 1:26-28. Que vantagens os seres humanos possuíam no momento de sua criação? (Eles foram criados à imagem de Deus como dominadores da terra. Eram abençoados por Deus.)
B. Leia Gênesis 2:8-10. Faça uma imagem mental deste jardim. Você gostaria de viver nele? (Sim! Maravilhosas árvores frutíferas em um jardim com quatro rios.)
C. Leia Gênesis 2:7, 19 e Gênesis 2:20-23. Adão e os animais foram formados a partir do solo. Eva foi formada mais tarde, a partir da costela de Adão. O que isto sugere a respeito da natureza do relacionamento entre o homem e a mulher?
D. Leia Gênesis 2:23-25. Que resposta Adão dá acerca da natureza de seu relacionamento, com base no método de criação de Eva? (Ele vê uma unidade entre eles.)
E. A criação de Eva “a partir da costela” nos dá informações sobre o relacionamento apropriado no casamento atual? (Assim como Adão e Eva tinham uma conexão física íntima em sua criação, da mesma forma esta conexão física íntima no casamento tem como resultado filhos, os quais têm uma conexão física íntima com seus pais. Os filhos são uma fusão de duas vidas.)
F. Imagine que você tem um corpo perfeito e o teu cônjuge tem um corpo perfeito. Vocês sentiriam vergonha por estarem sozinhos e nus em um jardim que é perfeito e seguro?
1. Se a tua resposta é “Não”, por que a Bíblia precisa explicar que eles não se sentiam envergonhados? (Este texto sugere que a postura comum atualmente é sentir vergonha acerca de estar nu.)
G. Nossa série {de estudos} é acerca do simbolismo das vestes. Adão e Eva não usavam qualquer roupa tradicional, de acordo com a Bíblia. Que simbolismo deveríamos extrair disto? (Eles eram perfeitos. O ambiente que os cercava era perfeito. Eles deveriam multiplicar a raça humana através da união sexual. Isto simbolizava a pureza e a inocência dos seres humanos antes que o pecado entrasse na cena.)
1. Que tipo de corpos teremos no céu?
2. Que tipo de vestes usaremos?
II. Queda da Inocência
A. Leia novamente Gênesis 2:9 e Gênesis 15-17. Por que você acha que Deus nomeou a árvore como “árvore do conhecimento do bem e do mal”?
1. Por que Deus não queria que os seres humanos conhecessem o bem? Ou seja, por que não chamar a árvore simplesmente de “árvore do conhecimento do mal”?
2. Você acha que o nome da árvore foi resultado de alguma negociação entre Deus e Satanás?
B. Leia Gênesis 3:1-5. Nós estudamos na semana passada o que a serpente estava vestindo. Como você caracterizaria a tentação colocada diante de Eva? (Orgulho? Falta de confiança em Deus? O argumento de Satanás foi que Eva saberia mais, o seu conhecimento seria mais semelhante ao de Deus.)
1. É verdade que Deus não queria que Eva tivesse um conhecimento maior?
2. Eu acredito em adquirir maior conhecimento. A compreensão correta é a chave para o comportamento correto. Como mais conhecimento pode ser mau? (Buscar maiores conhecimentos não foi o pecado. O pecado foi desconfiar e desobedecer a Deus para se tornar mais semelhante a Deus. O conhecimento que adveio disto – que se compara a perder a inocência e a pureza – não era positivo de maneira alguma.)
3. Recentemente, escrevi que aqueles que já caíram em pecado possuem uma vantagem na compreensão da justificação pela fé. A idéia é expressa em Lucas 7:47 – aqueles a quem muito foi perdoado, amam muito e aqueles a quem pouco foi perdoado, amam pouco. Certo leitor me apontou que a desobediência nunca é boa. Isto é um ponto especialmente importante quando consideramos o conhecimento do mal.
4. Este debate nos ajuda a compreender por que a árvore foi chamada de “árvore do conhecimento do bem e do mal”? (A inocência é contrastada com o conhecimento tanto do bem quanto do mal.)
C. Leia Gênesis 3:6. Qual foi a motivação de Eva para comer o fruto proibido? (Era bom para comida, agradável aos olhos e lhe daria sabedoria.)
1. As duas primeiras razões fazem sentido, de alguma maneira? O jardim estava cheio de árvores que eram boas para comer e tinham frutos que eram agradáveis aos olhos! Eva é uma idiota, ou alguma coisa mais profunda está sendo revelada? (Deus e Eva tinham uma visão completamente diferente do que estava em jogo. Eva pensava que o problema era que o fruto pudesse ser venenoso de alguma forma. É por isso que a sua aparência e o fato de ser com para comer eram tão importantes. Ele não parecia ser venenoso, parecia ser semelhante a boa comida.)
2. O que há de errado com o ponto de vista de Eva? (Esta é uma questão de orgulho. Ela pensava que a questão toda envolvida na proibição dizia respeito a ela – sua saúde e bem estar. Satanás introduziu a idéia adicional acerca de sua educação e conhecimento.)
a. A que dizia respeito a proibição?
3. Somos culpados deste mesmo tipo de orgulho ao interpretarmos as ordens de Deus? A maior parte destas ordens tem uma ligação bastante óbvia com a nossa saúde e bem estar. Isto quer dizer que podemos desprezar uma ordem se não conseguimos discernir uma ligação com o nosso bem estar?
a. Em Levítico 11 Deus declara que alguns animais são adequados para servirem de alimento e outros não. Esta diferença entre animais limpos e impuros já existia em um momento bem anterior da história humana, porque ela é referida em Gênesis 7. A maneira pela qual Gênesis 7 se refere a isto nos permite inferir que esta diferença já era bem conhecida. Referindo-se a um fato da história americana, lembro-me de uma santa me dizendo que preferia morrer de fome a comer um cavalo. Pensei comigo mesmo que ela estava maluca – uma vez que o propósito final da distinção entre as carnes limpas e impuras era a saúde. Será que eu tive uma atitude de “Eva”? (Sim. Embora possa ser que eu estivesse certo, é uma coisa perigosa desconsiderar uma ordem quando ela não se encaixa mais na nossa compreensão de suas razões.)
D. Leia Gênesis 3:7. Já debatemos isso antes: corpos perfeitos e um casal casado. Não há nada nisto que os faça sentirem-se culpados. Como você explica isto? (Não creio que a expressão “nus” refira-se à sua sexualidade. Você já se sentiu tão culpado que desejou se esconder? Já tentou evitar que outras pessoas olhassem para você por causa de certas decisões tomadas na vida? Você se sente despido da dignidade. Penso que é isso que está acontecendo aqui – eles queriam desaparecer em uma pilha de folhas. Gostariam de se tornar como árvores anônimas por algum tempo.)
E. Leia Gênesis 3:21-24. Que tipo de vestimentas Deus faz para Adão Eva. (Uma veste de peles de animais.)
1. Que simbolismo você encontra nisto? (Seu sentimento de nudez, por causa de seu pecado, é “coberto” como resultado da morte de animais. Isto simboliza o sistema do santuário {que seria implantado futuramente} e a promessa de Deus de redimi-los.)
2. Esta “vestimenta” de peles acrescenta alguma coisa ao nosso debate a respeito de Adão e Eva usarem folhas para deixarem de se sentir nus? (Isto mostra que a vestimenta tem mais do que uma importância espiritual/mental. Isto sugere que eles se sentiram desconfortáveis sem roupas.)
III. Escolhendo uma Vestimenta
A. Na semana passada estudamos a queda de Satanás. Nesta semana estudamos o pecado de Eva e, portanto, a queda da humanidade. Que semelhanças existem entre estes dois {personagens}? (Ambos começaram perfeitos. Orgulho e falta de confiança em Deus foram a chave para a entrada do pecado.)
B. Pense nisto: Todo o restante da humanidade teve um início menos do que perfeito. Nós nascemos em pecado (veja Romanos 5:12-14). Que chance nós temos de ficar livres do pecado, além do manto da justiça que debatemos na primeira lição?
C. Amigo, os seres humanos perderam a sua inocência. Se formos honestos, sabemos que somos desesperadamente maus. Não podemos fazer voltar o relógio do tempo e nos tornarmos inocentes novamente. A nossa única esperança é aceitar o convite estendido a nós por Deus e cobrir a “nudez” da nossa culpa com o manto da justiça de Jesus. Você Vai confessar os teus pecados e aceitar o convite de Deus e Seu manto hoje?
IV. Próxima Semana: A Túnica de Várias Cores
===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...