Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Você já consegue ser mais autêntico? (parte I)


É incrível como que aprendemeos comportamentos ao longo da vida e os adotamos em nosso viver que acabam nos fazendo mal, mas que é melhor que nos foi possível fazer. Dificilmente encontramos uma pessoa muito autêntica. Mesmo aquelas que dizem de boca cheia que são autênticas, dizem o que pensam podem ter uma boa parcela de sua personalidade inconsciente para elas mesmas. Perdemos nossa autenticidade ao longo da meninice quando e se vamos verificando que se formos o que somos de fato, podemos não agradar aquelas pessoas afetivamente importantespara nós. E uma criança pequena é muito naturalmente dependente ainda para ter a clareza mental e a determinação motivacional para dizer: "Já que não sou aceito do jeito que sou, então vou viver minha vida do jeito que quero e ser autêntico a todo o custo." A criança pequena precisa mesmo dos seus cuidadores para muita coisa. Daí ela pode deixar de um lado uma parte (grande ou pequena) de sua autenticidade para adotar um outro jeito de ser a fim de ver se assim se sente amada e aceita. Claro que este é um processo consciente.

Adotamos, então, um comportamento defensivo para esconder a total autenticidade que nos era perigosa de deixar aparecer sob o risco de sentirmos rejeitados. E é com esse comportamento defensivo que vamos vivendo, e em grande parte de nossos sofrimentos emocionais tem que ver justamente com esta repressão de aspectos verdadeiros ou autenticos de nosso ser.

Depressão e asiedade podem ser sintomas de vários desejos e necessidades reprimidas na perdad de nossa autenticidade. O que a pessoa. apresenta como sintoma pode ser semelhante: depressão, ansiedade. Mas as causas podem ser diferentes, assim como febre e pressão arterial alta podem ser sintomas de diversas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...