Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Sábado e a Adoração - Comentário de Bruce Cameron



(Gênesis 1-2; Êxodo 20; Colossenses 1)

Introdução: Imagine um terrível processo de divórcio, envolvendo filhos. A mãe odeia o pai, sente-se como se estivessem em competição e deseja apagar sua memória da mente das crianças. Que coisas diabólicas a mãe poderia fazer para ferir o pai? A primeira coisa seria tentar impedir o pai de ver seus filhos. Segunda, poderia dizer aos filhos que o pai não as ama, e nem mesmo se importa com elas. Terceira, poderia sugerir que ele não é o pai delas. Os objetivos do pai {para com as crianças} são justamente o contrário: reforçar o fato de que ele é o seu pai, de que ele as ama e se preocupa com elas, e que quer visitá-las regularmente. Agora, medite no conflito entre Deus e Satanás. Não é lógico que Satanás teria os mesmos objetivos que esta mãe? Satanás deseja que acreditemos que Deus não nos ama nem se preocupa conosco, Deus não é nosso pai e não deveríamos nos preocupar com nos encontrarmos com Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais a respeito dos detalhes!
I. O Sábado da Criação
A. Leia Gênesis 1:26-27. O que este texto nos ensina sobre o nosso relacionamento com Deus? (Até certo ponto, fomos criados para sermos semelhantes a Deus.)
1. Qual é o nosso relacionamento com o restante da criação? (Fomos criados para dominar o restante da criação.)
2. Por que você acha que Deus decidiu que os seres humanos deveriam dominar sobre o restante da criação? (Este fato reforça a idéia de que somos criados à imagem de Deus. A partir desta hierarquia de relacionamentos, começamos a ver como somos semelhantes ao nosso Pai nos céu.)
B. Leia Gênesis 2:1-3. Qual é a razão de Deus para criar o sábado? (Ele havia terminado a Sua Criação. A poderosa obra de Deus estava concluída.)
1. O que Deus declarou a respeito do sábado? (Este era um dia abençoado e santo.)
a. O que quer dizer tornar um dia “santo”? (Deus santificou este dia.)
C. Vamos colocar tudo junto. Qual é o relacionamento entre Deus haver criado os seres humanos e o sábado? (O sábado é um dia especial, um dia sagrado, no qual somos lembrados que Deus é o nosso Criador.)
D. Leia Êxodo 20:8-11. Quando Deus diz “Lembra-te do dia do sábado”, a que Ele está se referindo? (Esta é uma referência óbvia ao relato da criação no Gênesis.)
1. Por que Deus nos diz para trabalharmos seis dias? (Novamente, esta é uma alusão aos seis dias da criação.)
2. Por que nos é dito que não devemos permitir que os animais trabalhem no sábado? (Deus não está apenas nos dizendo que todos nós merecemos um descanso no sábado, mas está reforçando a idéia de que devemos dominar a criação.)
II. A Ligação do Sábado com a Adoração
A. Leia Gênesis 1:1. Como Deus se apresenta a nós? (Como nosso Criador.)
1. Por que você acha que esta é a primeira coisa que Deus nos diz em Sua Bíblia?
B. Leia Apocalipse 14:7. Qual é a base sobre a qual Deus reclama a nossa adoração? (Que Ele é o nosso Criador.)
C. O catálogo “Nave’s Topical Bible” lista 104 textos (sob o tópico “Criador”) abrangendo desde Gênesis até o Apocalipse onde Deus, diretamente ou através de seres humanos, proclama Sua autoridade sobre nós devido ao fato da Sua Criação. O que você conclui a respeito do pensamento de Deus, a partir disto? (Aprendemos que a declaração consistente, simples e primária de Deus acerca de Sua autoridade sobre os seres humanos é a Sua obra de criação. Deus está dizendo aos seres humanos: “Eu te criei, portanto você deve obediência a Mim.”)
D. Você se lembra da nossa introdução a respeito da mulher divorciada que queria apagar a memória de seus filhos sobre o pai? Por que é importante para Satanás atacar a adoração sabática? (Este ataque cumpre dois dos objetivos lógicos de Satanás, que mesmo nós somos capazes de compreender. Primeiro, uma vez que o sábado é o memorial semanal da Criação que Deus realizou em seis dias, ele remove este memorial de que Deus nos criou e que, portanto, tem autoridade sobre nós. Segundo, uma vez que o sábado é um tempo importante para estudar, louvar e adorar a Deus, o desrespeito para com o sábado limita o nosso tempo para nos encontrarmos com o nosso Pai Celestial.)
E. Como Satanás está se saindo em seu propósito de fazer com que os seres humanos esqueçam que Deus é o seu Criador? (Multidões não crêem mias que uma criação de seis dias literais seja o relato correto da origem dos seres humanos. Muitos acreditam que os seres humanos não podem se declarar superiores aos animais, e que não temos autoridade para dominá-los. A maior parte dos cristãos, mesmo cristãos devotos, desrespeita o sábado do sétimo dia.)
III. A Importância do Sábado
A. Muitos dizem, “E daí? O que voe acabou de dizer a respeito da importância do sábado não é suficiente. Eu posso acreditar em Deus, mesmo sem crer no relato da criação ou observar o sábado.” Se você acredita que crer no relato do Gênesis acerca da criação e do sábado faz alguma diferença, pode explicar por quê? (Primeiro, se o relato não é verdadeiro, isto quer dizer que Deus não nos disse a verdade a respeito da origem dos seres humanos. Se é assim, então Deus não está falando a verdade a respeito de Sua autoridade sobre nós. Finalmente, se Deus não está dizendo a verdade acerca de nossa origem (porque estaria superestimando Seu poder), isto sugere que nosso Deus não tem poder.)
1. Temos certeza de que isto levanta uma dúvida sobre a honestidade de Deus? Deus poderia estar nos contando apenas uma alegoria, nos dando algum tipo de grande parábola? (Quando lemos o Apocalipse, sabemos que estamos lendo acerca de símbolos. Gênesis é extremamente específico nos detalhes, é ilógico considerá-lo como uma alegoria – especialmente uma alegoria sobre a evolução!)
B. Leia Colossenses 1:15-18. O Apóstolo Paulo acreditava na Criação? (Sim.)
1. A quem Paulo está se referindo neste texto? (A Jesus.)
2. Qual é a nossa esperança mais importante, como cristãos? (O céu. Você espera que Jesus virá te buscar, juntamente com aqueles a quem você ama, e levá-los para o céu.)
3. Que ligação estes versos fazem entre a Criação e a nossa esperança do céu? (Jesus tem “a supremacia” sobre a Criação e a morte. Se Jesus não é poderoso o bastante para criar a terra e seus habitantes, por que deveríamos acreditar que Ele é poderoso o bastante para derrotar a morte?  Paulo demonstra que estas crenças estão logicamente ligadas.)
C. Vamos considerar onde estamos agora. O sábado está ligado à Criação, a autoridade de Deus e o poder de Deus para nos ressuscitar para a vida eterna!
IV. Libertação da Escravidão
A. Leia Deuteronômio 5:15. Por que a Bíblia daria duas razões diferentes para o sábado?
B. Leia Romanos 6:15-18. O que nos libertou da escravidão do pecado? (Jesus nos libertou da escravidão do pecado através de Sua vida e morte em nosso favor. Nós obedecemos a Deus por causa do que Ele fez por nós.)
C. Você consegue ver uma conexão entre um Memorial à criação e um memorial à nossa salvação? (Deus nos deu a vida, e então nos deu a vida eterna.)
1. Isso tem alguma coisa a ver com o poder e a autoridade de Deus?
V. O Sábado e a Ressurreição de Jesus
A. Leia Mateus 28:1 e Mateus 27:50-53. Jesus descansou no túmulo durante o sábado, mas estes outros, aparentemente, foram ressuscitados na sexta feira. Se você fosse Deus o Pai e o teu filho tivesse sido brutalmente morto enquanto estava conquistando o Campeonato Universal, não desejaria tê-lo nos braços imediatamente? (É claro! Nenhum pai ou mãe desejaria esperar mesmo que um segundo, para consolar e congratular a um filho.)
1. Por que Deus esperou para ressuscitar Jesus? (Medite em nosso debate até aqui. O sábado está no centro daquilo que Jesus estava fazendo por nós. A conclusão lógica é que Jesus descansou no sábado! Assim como Jesus descansou depois de Sua grande obra de Criação, também Ele descansou depos de Sua grande obra de salvação. Esta é a única explicação razoável para a demora.)
B. Amigo, se você acredita que existe uma batalha acontecendo acerca do poder e da autoridade de Deus, por que não decidir hoje demonstrar o teu comprometimento com Deus, aceitando o Seu relato da Criação e lembrando e rememorando Sua autoridade, através da guarda do Sábado?
VI. Próxima Semana: Alegria Diante do Senhor: Santuário e Adoração
===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...