Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Susan Sontag contra o casamento...

Eu estava folheando outro dia uma revista  já bem velha, a a ISTOÉ de 19/8/2009. Quando me deparei com as afirmações inseguras e sem noção de Susan Sontag

QUEM É SUAN SONTAG?
 Ao que parece, Susan Sontag era uma escritora norte-americana que ficou famosa após escrever o livro "o Benfeitor". Ela morreu de leucemia aos 71 anos. Escreveu ensaios, peças de teatro, romances, monografias, muitas coisas. Confesso que não conhecia a vida escrita desta charmosa senhora (pelo menos nesta foto, não acha?) e também a existencia dela, mas não gostei do fato dela escrever algumas coisas contra o casamento, uma instituição divina. Pelo que entendi da leitura, o casamento dela não foi feliz. Segundo a revista ela só encontrou felicidade através da companhia de outras mulheres (outra questão a ser discutida por aqui em breve). Leia o que ela escreveu sobre o casamento:

"Quem inventou o casamento foi um torturador astuto. É uma instituição destinada a embotar os sentimentos (...) O melhor que ele almeja é a criação de dependências fortes e mútuas. (...). Assim, depois do primeiro ano, a pessoa para de "perdoar" depois das brigas - apenas recai num silêncio irritado, que passa a um silêncio comum, e depois continua outra vez. Casamento se baseia no princípio da inércia. Proximidade sem amor. Comportamento privado, não público. Parde de vidro. Amizade."



Não tenho nada do que reclamar dessa senhora  não ser o fao de que não importa se eu fiz uma boa ou má escolha para casar. O casamento é uma invenção de Deus e se eu critico o casamento, estou criticando Deus. É certo que muitos intelectuais gostam de fazer isso, mas não é correto sermos tão cruéis com um Ser que nos ama tanto, que inventou uma instituição para nosso próprio deleite (em todos os aspectos, e não apenas nesse que vc pensa, seu tarado).
Ser casado é ótimo. Eu cuido de alguém e alguém me cuida. Eu protejo alguém e alguém me protege. Eu amo uma pessoa e essa pessoa me ama (o que pode ser um milagre, considerando a chatice de muitos) Meu casamento pode acabar no mês que vem (não quero isso, te asseguro de coração), mas ninguém tem o direito de criticar uma instituição divina só porque o seu casamento não deu certo, por qualquer razão que fosse.
Portanto se Dona Sontag estivesse viva, eu a aconselharia a se retratar para com Deus em uma declaração tão infeliz. Não sendo assim, me resta apenas critcar essa atitude e glorificar a Deus através de minha união e no relacionamento com minhas meninas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...