Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

domingo, 22 de maio de 2011

Comportamento agressivo.

                                      

Pessoal, podem dar uma olhada nesse artigo. Infelizmente eu já me identifiquei com alguns aspectos dele, mas vou procurar ajuda. Se for o seu caso, vamos juntos!

COMPORTAMENTO AGRESSIVO:

O QUE É UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO?
Um comportamento agressivo refere-se a toda e qualquer ação que tenha por objetivo ferir o outro física ou verbalmente. Uma agressão, constantemente é o resultado de sentimentos de desprazer e frustrações, quando o indivíduo não consegue lidar de forma assertiva com tal condição.

O COMPORTAMENTO AGRESSIVO ESTÁ NECESSARIAMENTE LIGADO À RAIVA?

A raiva, frequentemente está acompanhada por pensamentos violentos e por impulsos agressivos, porém muitas vezes, o indivíduo que sente raiva diante de alguma situação, mostra-se amuado, retraído, depressivo.
A agressão, pode ser resultado de algum estímulo, incentivo ou motivação que a desencadeie, não necessariamente com a presença da raiva, portanto nem sempre a raiva e a agressão estão interligadas. Há duas reações diante da frustração: Agressão ou Retração.


O QUE É FRUSTRAÇÃO?

Frustração é um sentimento que advém de uma "decepção". Ocorre quando há um desejo, uma expectativa, uma meta, um objetivo a ser cumprido ou atingido e, no decorrer do percurso, surgem impedimentos.
Quando um indivíduo tem baixa tolerância à frustração, pode comportar-se de forma inadequada, gerando problemas de relacionamentos interpessoais, além de sofrimentos emocionais a si e ao outro.

Há três tipos de Frustrações:
- Frustração por impedimento: O indivíduo sente-se frustrado diante de algo que o impede de atingir seu objetivo ou não consegue ter acesso àquilo que esperava. Ex: ser demitido.
- Frustração por atraso: O sujeito tem que esperar um tempo maior para atingir um objetivo. Ex: ter que esperar a maioridade para adquirir carteira de habilitação.
- Frustração por conflito: Ocorre quando o indivíduo precisa fazer uma escolha, sendo que ambas são prazerosas e agradáveis, porém não há possibilidades de coexistirem Ex: optar por viajar para um lugar ou outro quando há desejos equivalentes.




COMO O MEIO AMBIENTE PODE COLABORAR PARA A OCORRÊNCIA DE UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO?

Os comportamentos, sejam eles agressivos ou não, são aprendidos de acordo com a cultura, meio social e familiar aos quais o indivíduo esteja inserido. Desta forma, em alguns locais um comportamento é aceitável e em outros o mesmo, não é.
Desde que nascemos, inicia-se o processo de aprendizagem, onde pessoas significativamente importantes em nossas vidas nos educam e nos ensinam o que devemos ou não fazer, assim como contribuem para que consigamos ou não lidar com situações as quais nos causam frustrações. Este meio (o familiar, cultural, social, ambiental), estabelece condições que propiciam uma motivação à comportamentos agressivos ou à inibição dos mesmos.
Os pais, constituem poderosos modelos de identificação nos filhos e deles, principalmente, através da observação, aprendemos a agir em diversas situações. Tais ensinamentos nos acompanham no decorrer de nossas vidas e passamos a nos comportar de acordo com o que acreditamos ser coerente dentro de vários contextos. Desta forma, podemos concluir que se os pais comportam-se de maneira agressiva, os filhos acabam por imitá-los.
Além disso, certos padrões e condições sociais podem promover a existência de comportamentos agressivos, como por exemplo a fome, falta de escolas públicas, pobreza, falta de moradia, superpopulação, etc devido à revolta existente na mente das pessoas que sofrem as faltas e sentem-se frustradas.


COMO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CONTRIBUEM PARA A EXISTÊNCIA DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS?

Por meio dos programas de TV, a criança vê, em muitas situações, a agressão tendo sucesso e trazendo satisfação ao agressor. Os desenhos animados, em sua maioria, mostram armas de fogo, espadas e objetos que tem por finalidade "machucar".
Luta, morte e violência são componentes de muitos programas infantis, o que aumenta a influência do modelo. Os heróis, geralmente são figuras que mostram poderes e seduzem as crianças que passam a se identificar com os mesmos, desejando obter o mesmo êxito. Desta forma, a agressividade acaba sendo um reforço positivo, que traz "resultados satisfatórios".
Os adultos também são influenciados pela mídia, pelos filmes de guerra, etc devido às sobrecargas sensoriais e cognitivas advindas dos estímulos que afetam o sistema nervoso central.


DELINQUÊNCIA X AGRESSIVIDADE:

É comum observarmos comportamentos inadequados, principalmente em jovens que se unem, formando um "bando" ou "gangs", onde utilizam-se da agressividade para sentirem-se mais "poderosos", potentes, respeitados, fortes e pertencentes ao grupo. Neste caso, a agressividade é um comportamento que traz prazer e aumento da auto - estima, sendo resultado de um incentivo do grupo.
Há estudos que comprovam que a delinquência pode estar ligada à falta de apoio e compreensão dos pais, o que leva a criança a não acreditar em suas capacidades, ter dificuldade de adaptação, auto estima rebaixada, sentimentos de inadequação, falta de atenção na escola e problemas perceptuais.


QUANDO A AGRESSIVIDADE É UTILIZADA DE FORMA ADEQUADA?

A agressão, é necessária para a sobrevivência, desde que seja de forma adequada, quando necessário.
Nós, seres humanos precisamos nos defender contra algumas situações que ocorrem na vida e, dependendo do contexto, a falta de defesa pode levar à morte ou destruição. O adequado é saber quando e como agir de acordo com as circunstâncias.
Agressão é sempre ligada à violência, porém trata-se, na verdade, de dois conceitos diferentes, embora muitas vezes se interliguem.

Existe o lado negativo e o positivo da agressividade:
- Lado Negativo: Ferir o outro com palavras ou atitudes
- Lado Positivo: Luta pelos direitos Ex: passeata defendendo a paz.




                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...