Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

terça-feira, 1 de março de 2011

Salvo para reconhecer PRIMEIRO a Deus

(Isto é um sermão sobre Mordomia Cristã. Leia) 

 

Temor da Necessidade - Impulso Básico

O temor da necessidade é um dos impulsos básicos do homem. Ele irá quase a qualquer extremo para garantir-se contra as necessidades. A maioria das perplexidades que parecem atormentar constantemente a humanidade se relaciona com esse impulso. Assim, a maior parte dos esforços do homem diz respeito a essas necessidades básicas. Quando, pois, qualquer coisa ou pessoa parece ameaçar o êxito dos esforços do homem, ele resiste fortemente.

Os ensinos de Cristo são a antítese da tentativa do homem para satisfazer a essas necessidades. Ensina Ele a total confiança do homem em Deus. Apela-lhe para que confie no Senhor, não em si mesmo. Fala de passarinhos e tira a lição do cuidado do Pai Celeste por eles, chamando a atenção dos homens para esse cuidado. Concita então os homens a buscarem primeiro o reino de Deus, como objeto e empenho da vida, prometendo-lhes a satisfação de todas as necessidades, se procederem segundo Sua orientação.

Quanto às Necessidades, Confiar em Deus

Essa completa confiança em Deus, quanto às necessidades, é o alicerce sobre o qual se constrói o principio de “primeiro Deus”, na Mordomia Cristã. Diz o sábio: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”  - Prov. 3:9 e 10.

Encontramos o princípio “primeiro Deus” ensinando também nos escritos do Espírito de Profecia: “Devemos fazer ao Senhor a primeira doação de todas as nossas receitas” - Conselhos Sobre Mordomia, pág. 68.

Testemos e Provemos a Deus, Para Desenvolver a Confiança.

Nosso temor de passar por necessidade é o impulso que nos impede de atender a esse conselho. Até que desenvolvamos a confiança para negar esse impulso, estamos em grave perigo espiritual. Por isso, Deus nos dá muitas e graciosas promessas, e convida-nos a “prová-lo” a fim de que desenvolvamos essa confiança.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa; e provai-Me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós benção sem medida.”

“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos”- Mal. 3:10 e 11.

Mil Maneiras de Abençoar

As objeções comuns são: Se não tenho receita fixa, como dar a Deus o primeiro lugar? Ou: Preciso de todo o meu salário para satisfazer às necessidades. Ou ainda: Já estou endividado, como poderei dar? Parece que julgamos Deus limitado aos nossos conceitos de possibilidade, e deixamos de reconhecer Sua onisciência e onipotência.

“Nosso Pai celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades, das quais nada sabemos. Os que aceitam como principio dar lugar supremo ao serviço de Deus, verão desvanecidas as perplexidades e terão caminho plano diante de si” - A Ciência do Bom Viver, pág. 481.
           
Para Alguns, Deus Faz Pouco
           
Para que Deus nos dê a bendita dádiva de eliminar nossas perplexidades e prover caminho plano, temos de permitir-Lhe fazer Sua obra em nós.

“Nós nos esforçamos demais para cuidar de nós mesmos. Ficamos desassossegados e muito nos falta para uma firme confiança em Deus. Muitos acabrunham-se e labutam, manobram e planejam, temendo vir a sofrer privações. Não se permitem tempo para orar nem para assistir a reuniões religiosas e, em seu cuidado de si mesmos, não dão a Deus chance de cuidar deles, e o Senhor não faz muito por eles, porque não Lhe dão oportunidade. Fazem demais em seu próprio favor, e demasiado pouco crêem e confiam em Deus” - Testimonies, Vol. pág. 196.

“O pouco que é sábia e economicamente empregado no serviço do Senhor do Céu, aumentará no próprio ato de ser comunicado” - O Desejado de Todas as Nações, pág. 371.

Deus Primeiro

Isto, então, leva-nos ao único método aceito por Deus, na entrega de nossos dízimos e ofertas.
“De todas as nossas receitas devemos fazer nossa primeira doação a Deus.... As solicitações e reivindicações de Deus são deixadas para o fim, se é que recebem qualquer atenção. Entretanto nossa obra precisa de dez vezes mais recursos do que os judeus necessitavam” - Testimonies, Vol. 4, pág. 474
           
“Poucos são os que consideram os sagrados direitos que Deus tem sobre eles quanto a darem o primeiro lugar às necessidades de Sua causa, atendendo por último aos próprios desejos” 1 TS. 378.

O Principio de Primeiro Deus, Relacionado com a Abnegação e o Desenvolvimento do Caráter.

Isto pode parecer ao coração humano uma exigência injusta e arbitrária, mas para Deus, que conhece as necessidades do homem, é uma necessidade absoluta. Não pode o homem aperfeiçoar o caráter requerido pelo céu, sem desenvolver a confiança, mediante a abnegação e sacrifício.

É impossível alcançar a perfeição de caráter sem sacrifício de nós mesmo.” - 9T, 53.

“Então, disse Jesus a Seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me” - Mateus 16:24.

Não nos detenhamos a duvidar do Deus nesta questão, mas confiemos que Ele sabe tudo melhor do que nós.

“A lição é para os filhos de Deus em todas as eras. Quando o Senhor dá um trabalho para ser feito, não se detenham os homens a inquirir da plausibilidade da ordem ou o provável resultado de seus esforços antes de obedecer. O suprimento em suas mãos pode parecer muito aquém das necessidades a serem supridas; mas nas mãos do Senhor ele se provará mais que suficiente” - Profetas e Reis, pág. 243.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...