Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

terça-feira, 15 de março de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 12

A Natureza Como Fonte de Saúde
(Salmos 19 e 104; Mateus 6)
Introdução: Se eu te perguntasse, “qual é o maior desafio para a tua paz de espírito?”, o que você responderia? Seria um problema de relacionamento? Alguém não está seguindo as “regras” do comportamento bondoso e amável? Seria a falta de dinheiro? Ou um problema de saúde? Uma preocupação acerca do emprego? Você já considerou o que a natureza tem a nos ensinar a respeito das coisas que perturbam a nossa paz e nos trazem preocupações? Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender a respeito disto!
I. Natureza e Ordem
A. Leia Salmos 19:1-2. Isto é verdade? Em caso afirmativo, como é verdade? (É verdade. Quando olhamos para os vastos céus à nossa volta, e aprendemos que os céus operam em uma ordem confiável e perfeita, a única conclusão razoável a que podemos chegar é que algum Intelecto maravilhoso é responsável por tudo isso.)
B. Leia Salmos 19:3-4. Que ser humano pode declarar ignorância acerca dos céus acima de nós? (A mensagem básica dos céus pode ser compreendida por todos – embora a mensagem completa dos céus não seja completamente compreendida por qualquer um. Se você duvida disto, faça alguma pesquisa sobre o assunto “matéria escura”)
C. Leia Salmos 19:5-6. Qual é uma das mensagens mais básicas e facilmente compreendidas nos céus a respeito da personalidade de Deus? (Ele é ordeiro. Nossos períodos de tempo são confiáveis. O movimento da terra em relação ao sol estabelece a ordem mais básica para nossas vidas.)
D. Nossa lição deveria ser acerca da saúde e especialmente a saúde emocional. O que a mensagem dos céus tem a ver com a nossa saúde emocional?
1. O que causa em você o maior medo? (Enfrentar o desconhecido? Incertezas? Imagine como seria a tua vida se não houvesse ordem nem certeza quanto à duração do dia, noite ou o estabelecimento do tempo.)
E. Leia Salmos 19:7. O salmista passa diretamente de uma discussão sobre o movimento dos céus para uma discussão sobre a lei de Deus. Que lógica existem em ligar essas dias coisas? (Se Deus tem leis que governam os céus e fornecem a ordem básica para o nosso universo e nosso ambiente, é lógico que Deus tenha leia relativas a sobre como deveríamos viver.)
1. Note que a Bíblia diz que esta ordem “revigora” a nossa alma. Qual aplicação isto tem a ver com relação à nossa saúde mental? (O comentário de  Jamieson, Fausset e Brown diz que “A lei de Deus é revigorante para o coração dos crentes.” O comentário reforça este argumento citando Salmos 23:2-3.)
a. Vamos ler Salmos 23:2-3. Você vê uma ligação entre Salmos 19:7 e Salmos 23:2-3? (Sim! Assim como a lei de Deus traz ordem ao universo como um todo, a Sua lei também traz ordem à minha vida.)
b. Quando você agiu fora da lei de Deus, o que aconteceu com a ordem na tua vida?
(1) O que aconteceu com o teu nível de estresse?
c. Veja novamente Salmos 23:2-3. Deus está dando direções nestes versos? (Sim. Ele “me faz repousar”... Ele “me conduz”.)
(1) Quando você pensa em pastagens verdes e águas tranqüilas, isto te dá sentimentos de paz e tranqüilidade? (A lição que recebemos da natureza é que seguirmos o caminho da lei de Deus restaura a nossa saúde mental.)
2. Vamos voltar para Salmos 19:7. Este verso também diz que a lei de Deus torna sábias as pessoas inexperientes. Você prefere ser esperto ou tolo?
a. Por que? (Geralmente pensamos que a vida é mais fácil para as pessoas espertas.)
b. Qual vantagem para a saúde mental é sugerida por este verso? (Se você obedece a lei de Deus, não precisa ter nascido tão esperto, para desfrutar as vantagens de ser esperto.)
F. Leia Salmos 19:8. Você já experimentou alegria ao seguir a lei de Deus? Já experimentou tristeza e desgosto por não seguir a lei de Deus?
1. Esta manhã dei minha caminhada costumeira na praia. O que chamou a minha atenção foi o brilho do sol. Pense sobre estar sob um sol brilhante na praia. Como você se sente? (A luz eleva o meu espírito. Ao viajar para as maiores cidades da América, nunca gostei de Nova Iorque ou Chicago. Sempre gosto de Los Angeles. Por que? Um grande fator é que eu associo Los Angeles com luz brilhante. (Sim, eu conheço o smog!).) {N.T. – O temo “smog” é uma junção das palavras inglesas “smoke” (fumaça) e “fog” (nevoeiro). É um fenômeno que mistura o nevoeiro comum com a poluição das grandes cidades.}
a. É sobre o nível da luz que a segunda metade do verso 8 está falando? (O ponto principal é que a lei de Deus nos ajuda a ver melhor o caminho correto a seguir na vida. A metáfora da luz apresenta uma combinação da justiça e da alegria.)
G. Qual é a lição geral que recebemos daquilo que temos estudado em Salmos 19? (Nosso Deus acredita na ordem. Se buscamos seguir as Suas regras ajudamos a nos proteger de preocupações e abrir a porta à alegria.)
II. Natureza e Confiança
A. Leia Mateus 6:25-27 e Lucas 12:18-20. Existe aqui uma lição acerca de celeiros (e bancos)?
1. Este fazendeiro tinha em mente para o futuro uma “vida de passarinho” – onde ele não teria que trabalhar?
a. Você já observou os pássaros? Eles estão sempre (ou com freqüência) trabalhando para ter comida? (Os pássaros do mar que eu vejo estão sempre procurando por comida.)
2. Como deveríamos entender as palavras de Jesus com respeito à natureza (pássaros) e a nossa saúde mental? (A lição não é sobre como nos preparamos para o futuro (através de acúmulo de riquezas (celeiros) ou pelo trabalho contínuo), a lição é que o que quer que façamos, precisamos confiar em Deus e buscar o avançamento de Seu reino.)
B. Leia Mateus 6:28-30 e II Tessalonicenses 3:10. Jesus diz que os lírios “não trabalham”, citando isso como um ponto positivo. Paulo ensina que aqueles que não trabalham não deveriam comer. Assumindo que a Bíblia não se contradiga, o que Jesus está dizendo? (O esplendor dos lírios não é devido ao seu trabalho.)
1. Qual é a lição prática da natureza para a nossa saúde mental? (Precisamos trabalhar. Precisamos ter uma vida produtiva. Mas o cuidado de Deus por nós não depende da natureza de nosso trabalho.)
C. Na primeira seção definimos que seguir as leis de Deus tendia a nos proteger daquelas coisas que nos trazem preocupações. Nesta seção descobrimos que nosso trabalho não tem um relacionamento direto com o nosso bem estar. Essas duas conclusões estão em conflito? (Não. A vida é melhor se obedecemos a Deus. Sabemos, contudo, a partir da experiência (e por ler o livro de Jó) que a obediência (obras) nem sempre nos mantém seguros contra coisas terríveis. Portanto, a conclusão razoável a partir da natureza é que devemos confiar em Deus. Devemos confiar nEle, que a Sua lei é a melhor maneira de viver. Devemos confiar nEle que Ele finalmente nos salvará dos problemas.)
III. Natureza e Louvor
A. Leia Salmos 104:1-5. Você notou as referências à natureza nesta leitura? O salmista está falando aqui sobre ordem, ou está discutindo outro assunto? (Ele está discutindo sobre a Criação. Isto envolve ordem mas, mais importante,  a glória de Deus.)
B. Dê uma passada de olhos em Salmos 104:6-32 e leia Salmos 104:33-34. Qual é o resultado de meditar na criação de Deus? (Cantamos louvores a Deus.)
C. Leia Apocalipse 4:6-8. Quando você chegar no céu, vai gostar deste trabalho? (Eu costumava pensar “Espero que não receba este trabalho!” Mas agora mudei de idéia. Você já louvou realmente a Deus? Já cantou louvores a Deus a descobriu que o teu espírito foi elevado? O louvor a Deus de coração cria os momentos mais sublimes.)
1. Como louvar a Deus vai impactar a tua saúde mental? (É um antídoto para depressão, medo e preocupações. A Bíblia ensina que a natureza é o impulsionador do louvor a Deus.)
D. Na semana passada notei uma citação da revista Christianity Today, que dizia que quando louvamos a Deus, nos ajuntamos à atividade do universo!
E. Amigo, a natureza declara o nosso Deus, Seu poder e Sua ordem. Isto nos dá certeza para confiar em Seu cuidado e poder e uma razão para seguir as Suas leis. Não precisamos mais depender de nossos esforços fracos e falhos. Vendo tudo isso, nossa emoção natural é louvá-Lo. Você vai decidir hoje confiar em Deus? Vai voltar-se da preocupação para o louvor?
IV. Próxima Semana: Sociedade com Jesus
===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...