Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Você já consegue ser mais autêntico? (parte II)

                                                        

(Continuação. Se quiser ver a primeira parte, procure. Está por aqui )

Muito se pergunta hoje sobre os fatores hereditários para o surgimento de transtornos mentais. Inevitavelmente o fator genético influi na resposta emocional da criança e do adulto, mas parece que ele não determina esta resposta. Filho de dependente químico vai ter maior propensão genética a se tornar um dependente químico, mas não vai ser um obrigatoriamente.

Outro fator tem que ver  com o temperamento da pessoa. Temperamento é a maneira mais instintiva de uma pessoa agir, é o mais natural dela. Há pessoas de temperamento colérico que são muito empreendedoras, realizadoras, ativas, mas também agressivas, autoritárias, "pavio - curto". E há as de temperamento melancólico que são idealizadoras, organizadoras, reflexivas, mas também são facilmente magoadas, emburradas, engolindo sapos demais.

Então, se juntarmos os (1) fatores emocionais relacionados com a perda da autenticidade, com os (2) fatores genéticos e com o (3) tipo de temperamento, vamos ter o jeito final de cada pessoa ser num dado momento de sua vida psiquica. Mais doente, menos doente, mais triste, mais alegre, com mais energia ou com menos, etc.

Assim como nossas impressões digitais, nenhuma personalidade é idêntica à. Também por isso devemos respeitar o jeito como cada um é como indivíduo.

Na medida que você vai se tornando mais autêntico, e isto envolve coragem, vulnerabilidade, abrir mão de querer afeto e aprovação do meu jeito, posso me tornar mais leve, mais solto, menos defensivo na minha relação com as pessoas. Torno-me mais humano. E provavelmente mais feliz. E isto deve ser um dia de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...