Procure aqui...

Apresentação...

Codó, Maranhão, Brazil
Meu nome é Hennilson e moro em Codó, MA.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sermão n. 1 - Fofocas, Mexericos e Maledicências

(Quero compartilhar alguns sermões que tenho comigo. Claro que adapto bastante coisa de outros materiais, então se vc lembrar de algum material lendo estes sermões, pode ser que seja mesmo. De qualquer forma coloc uma bibliografia no fianl)
Objetivo: Levar as pessoas a evitar “fofocar” da vida alheia.
Introdução
1)      Lev. 19:16: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

- Na Bíblia na Linguagem de hoje está escrito: Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Deus Eterno.

- O livro de Levítico foi escrito para os levitas
- Eles não tiveram sua parte na terra prometida, e sim quarenta e oito cidades para morar.
- Eles foram chamados para exercer o chamado sacerdotal e atender aos detalhes do culto tributado a Deus.
- Na Bíblia em hebraico o livro atende pelo nome de “e chamou”.
- Deus nos chamou deste mundo para esta igreja. O comportamento de alguém “chamado por Deus” é muito importante. Dia a dia lutamos contra esse grave problema, que pode afetar a igreja. Em vários programas e projetos, ou em simples sermões, Satanás pode estar na ativa coçando a língua dos irmãos para que a verdade não seja pregada, e sim a fofoca. Se vc é adventista do sétimo dia, significa que vc tem algo muito bom e muito mais importante para mostrar. E isso só pode ser feito se você for chamado por Deus.
Ilustrações.
- O pastor no motel (a história conta um membro da igreja que viu o carro de um pastor entrando em um motel e espalhou isso. Depois foi constatado que o pastor estava pregando em uma igreja naquela hora. 
- A história do diácono e esposa (MM De mãos dadas com Jesus, 1990, p.222. A história conta que um membro da igreja passava na frente da casa do diácono - chefe da igreja quando ele ouviu gritos da esposa. Espalhou que o diácono batia na esposa quando na verdade ele estava querendo matar um rato, sob os gritos de medo da esposa ).

- O dicionário Eletrônico Houaiss explica:

 1    ato ou efeito de fofocar
2     dito maldoso; mexerico, disse-me-disse
3     afirmação não baseada em fatos concretos; especulação
4     aquilo que é comentado em segredo sobre outrem
5     fazer fofoca(s); mexericar, bisbilhotar
6     divulgar segredos alheios
7     conversar, geralmente à parte, sobre outrem


A língua é o único órgão do corpo que sempre vai ficar em forma.
Ela é exercitada diariamente, falando coisas que prestam, mas para alguns, principalmente falando o que não presta.
Temos essa característica de falar mal da vida alheia. Não analisamos as informações que nos são passadas e “botamos a boca no mundo” Muitas vezes é algo que não é verdade, ou que é deturpado (que contam de maneira errada). Depois, para refazer o “estrago”, já é tarde, porque a pessoa já entrou em descrédito
Segundo o livro “de bem com vc”, Um professor da Universidade de Londres concluiu que gastamos 70% do nosso tempo falando de Relacionamentos pessoais. Deste percentual passamos a metade desse tempo fofocando. (Talvez vc esteja dizendo que isso não é verdade ou que talvez ele encontrasse um percentual maior se fizesse essa pesquisa aqui no Brasil ou no bairro de __________________________.
A saída? Salmos 141:3
A fofoca também é feita por revistas que tem todas as informações da vida alheia, resumo de novelas, posters e informações erradíssimas sobre sexualidade. A gente vive criticando mas acaba lendo, infelizmente.
A fofoca (ou o mexerico e a maledicência) classifica-se em dois tipos: verbal e visual.
A verbal nós já sabemos:
 - Ah, vc não sabe a última de Fulano!
- Eu não quero ouvir essa não! (mas vai se aproximando e inclinando o ouvido para ouvir).
Mas também existe a visual. É a fofoca que fazemos sem precisar falar; com malícia, olhar e atitudes. (gesticule alguma coisa). Muitas vezes nossos atos dizem tudo.
A fofoca é um vício. Vc às vezes sabe alguma que ninguém sabe. Então passa um amigo perto de vc. Você começa a ficar suado, começa a botar a mão na cabeça, olha para um lado e para o outro porque sua língua já está coçando.
Tiago 3:2
Significa que o domínio próprio, uma característica dos frutos do Espírito, é manifestada na vida de pessoas que, por exemplo, não fofocam.
Ellen White foi vítima de muitas fofocas em sua vida. Uma vez ela estava em um culto evangelístico. Setenta e cinco pessoas estavam sendo batizadas. Ela estava certa de que Deus estava derramando suas bênçãos naqueles corações, quando alguém lhe disse:
- Irmã White, as pessoas a estão criticando.
- O que é desta vez?
- Elas dizem que a senhora está usando ornamentos de ouro.
Ela ia negando quando viu uma menina olhando para o relógio de ouro que estava preso ao seu vestido. Ela havia ganho de presente aquele relógio. Era um relógio muito velho e sem a capa de vidro. Estava descoberto. Ela não estava usando aquele relógio por vaidade e sim porque servia como cronômetro. Mas para não servir de escândalo para a igreja acabou vendendo o relógio. (MM De mãos dadas com Jesus, 1990, p.330).
O interessante é que ela se desfez de algo porque podia servir de problema para a pregação do evangelho.
Em outro momento ela conheceu uma senhora extremamente autoritária e de difícil convivência em sua família. Uma vez foi feito um evangelismo perto da casa dela (Sempre tem alguma coisa de ruim para querer atrapalhar os evangelismos, não é?), e ela preferiu criticar. Um dia aquela senhora foi flagrada mexendo na mala da Senhora White. Foi a própria irmã White que flagrou. Essa senhora queria encontrar algum artigo de vestuário indevido para criticar a irmã White.
Gálatas 5: 14 e 15.
A fofoca é algo perigosíssimo. E não pense que só a mulher fofoca. A fofoca domina em locais de trabalho e ambientes políticos. Significa que os homens também falam. E muito.
Provérbios 17:9
As pessoas que fofocam não tem amigos verdadeiros, porque ninguém consegue confiar nessas pessoas. Muitas vezes surgem problemas que devem ser resolvidos sem contar a alguém, mas se descobrirem, elas falam o que não deve ser divulgado e também chegam a confundir mentira com verdade. A fofoca se espalha como fogo
Tiago 3:4,6
Provérbios 26:20
Conclusão
Portanto o que deve ser feito para evitar a fofoca em nossa vida?
1 – Tiago 4:11 – Evite fofocar de alguém. Vc pode até dizer que está falando de alguém com a melhor das intenções para que a pessoa possa ouvir e se ajeitar, mas não assim que Deus aconselha:
Tiago 1:26, 27
Assim vc demonstra ser um cristão, praticando uma religião pura e sem mácula!
2 – Se quer dar conselhos a alguém que está fazendo algo de ruim, fale individualmente com a pessoa e ore com ela. Se essa pessoa achar ruim, diga que ela não deve ficar assim, pois vc está falando com ela em sinal de respeito a Deus e a essa pessoa.
Se ela não escutar, faça o que está escrito em Mateus 18:16 e 17.
3 – Se alguém vier falar com você sobre algum problema, escute essa pessoa, agradeça-a, orem juntos para pedir o auxílio de Deus e peça para ela esquecer. Se depois disso ela continuar falando, vc tem todo o direito de pedir à comissão da igreja que seja proprosta uma disciplina para essa pessoa por estar exercendo uma falsidade voluntária e habitual, segundo a página 195 do Manual da Igreja. A comissão pode tratar desse assunto e verificar se a conduta cristã foi quebrada.
Se alguém lhe confiar uma informação, mantenha essa informação para si. O que vc ganha fofocando?
Se alguém quiser passar adiante a fofoca que já escutou de outra pessoa para vc, peça a Deus que lhe dê força e coragem para não escutar. Se for preciso, peça licença e deixe-a falando sozinha.
Tito 3:2
Apelo
Salmo 141:3
A melhor saída: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mat 22:39.
Peça a Deus ajuda para se livrar desse problema. Amém!!!!!!.

Material:
Dicionário Houaiss em CD-ROM
De bem com Você; Sueli Ferreira, Marcos de Benedicto
De mãos dadas com Jesus (Meditação Matinal de 1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguindo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...